quinta-feira, 16 de junho de 2011

Super bactéria?



Como é que uma bactéria aparece do nada, que é resistente a mais de uma dúzia de antibióticos em oito diferentes classes de medicamentos e ainda apresenta duas mutações de genes letais?


Como é que a E. Coli, uma bactéria que não é resistente a antibióticos se torna de um momento para outro resistente a 8 tipos de antibióticos diferentes?


Ok já pareço o meu amigo daqui, mas acho que alguém num laboratório quimico/biologico fez asneira da grossa e agora o povo (ignorante) é que sofre as consequências.

2 comentários:

  1. Boas! vim ver o teu blog porque tinha um link num mail que recebi do Nuno Rodrigues da AAUAlg relativo a futsal e futebol.
    Para meu espanto vejo aqui o post da super-bactéria e não resisti a comentar... a culpa de estas bactérias existirem não é só de quem trabalha nos laboratórios! Quando o médico diz que a caixa de antibióticos deve ser tomada até ao fim, há muita gente que o ignora e pára quando já se sente bem... erro tremendo! Enfim, a explicação é muito longa e um pouco complexa demais para um simples comentário... por isso, se o interesse em saber como aparecem estas super-bactérias se mantiver, convido-te a ler um pouco da introdução da minha tese de mestrado (que já me tem pelos cabelos) daqui a um mês ou dois. Pode ser que te elucide um pouco!

    Cumprimentos e boa escrita!
    Lauro

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Lauro.
    Terei todo o prazer em ler pois é um assunto que me interessa.
    Com os melhores cumprimentos,
    Paulo

    ResponderEliminar